top of page

O que é o Burnout?

  • Foto do escritor: Pleenamente
    Pleenamente
  • 23 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 31 de jul. de 2024

Burnout é um estado de esgotamento emocional, despersonalização e diminuição do desempenho no trabalho. Ele é geralmente associado ao estresse crônico e ao sentimento de estar sobrecarregado no trabalho, e pode afetar pessoas que trabalham em vários campos, incluindo saúde, educação, negócios e serviços públicos.



Sintomas de burnout incluem sentimentos de esgotamento, falta de motivação, falta de satisfação no trabalho, sentimentos de inutilidade, dificuldade em se concentrar e irritabilidade. Ele pode afetar tanto a saúde física quanto a saúde mental.


As causas do burnout podem ser variadas e incluir falta de suporte no trabalho, falta de autonomia, falta de reconhecimento, sobrecarga de trabalho, falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal, entre outros.


A prevenção inclui estabelecer limites claros, gerenciamento de estresse, trabalhando em equipe, buscando apoio e um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.


Sair de um estado de burnout pode ser desafiador, mas há coisas que você pode fazer para melhorar sua situação. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

  1. Descanso e relaxamento: É importante garantir que você tenha tempo suficiente para descansar e relaxar. Isso pode incluir coisas como tirar férias, fazer sonecas diárias ou passar tempo fazendo atividades que você gosta.

  2. Praticar técnicas de gerenciamento de estresse: Como meditação, respiração profunda, yoga, tai chi, ou ioga, podem ajudar a aliviar o estresse e melhorar o bem-estar. Pratique algo novo ou pratique algo que ama!

  3. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: É importante estabelecer limites claros entre trabalho e vida pessoal e garantir que você tenha tempo suficiente para suas atividades pessoais e relacionamentos.

  4. Converse com alguém de confiança: Fale sobre suas preocupações e emoções com alguém de confiança, seja um amigo, um familiar ou um profissional de saúde.

  5. Buscar ajuda profissional: Se você suspeitar de estar com burnout, se inclusive estiver com sintomas físicos de estresse, procure profissionais. Por avaliações podem mensurar a gravidade dos seus sintomas e se necessário afasta-lo do trabalho, e direciona-lo para atividades que possam ajudar neste momento.





Se você suspeitar de estar com burnout, é importante conversar com um profissional de saúde para avaliar e obter ajuda adequada para tratamento.






(Legenda imagem: uma vela de coração acesa e uma vela de cérebro apagada)


Sem saúde, não há trabalho. Coloque sua saúde mental em primeiro lugar.


Comments


Responderemos em breve, caso precise falar com mais urgência entre em contato via Whatsapp. Até logo

©2021 por Pleenamente | São Paulo - SP

bottom of page