top of page

Saúde mental no trabalho passa a ser critério em empresas: entenda a nova norma.

  • Foto do escritor: Pleenamente
    Pleenamente
  • 2 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura
Saúde mental no trabalho fará parte de relatórios de gestão de risco de empresas e as companhias terão evitar o adoecimento mental dos trabalhadores.


Brasília, 31/07/2024 - Empresas brasileiras terão que incluir a saúde mental no no trabalho como parte dos critérios de avaliação de risco. Uma nova norma do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) determina que as companhias deverão elaborar ferramentas para prevenir o adoecimento mental no ambiente de trabalho.




Uma pequena pausa,

para muitos aplausos!






A decisão, tomada em conjunto com representantes de sindicatos e empregadores, é vista como um passo importante para a promoção da saúde mental no Brasil.


Segundo o secretário substituto de Inspeção do Trabalho do MTE, Rogério Araújo, o objetivo é "evitar o excesso de sobrecarga de trabalho e dar atenção às questões do ambiente de trabalho saudável sem assédio e nenhum tipo de violência contra o trabalhador".   


Aumento do adoecimento mental no trabalho

pessoas que não se afetaram com a pandemia, Onde vivem?

A medida é especialmente relevante no contexto do aumento dos índices de afastamento do trabalho por questões de saúde mental, especialmente após a pandemia de covid-19.




Segundo dados do Ministério da Saúde, os transtornos mentais relacionados ao trabalho já representam a segunda maior causa de afastamento, atrás apenas de acidentes de trabalho.


Novas diretrizes para empresas


As novas diretrizes ainda estão em fase de elaboração, mas devem incluir a identificação de riscos psicossociais* no ambiente de trabalho, como assédio moral, sexual e discriminação.


*riscos psicossociais decorrem de deficiências na conceção, organização e gestão do trabalho, bem como de um contexto social de trabalho problemático, podendo ter efeitos negativos a nível psicológico, físico e social.


E são todas as situações que geram impactos na saúde do trabalhador(a) favorecendo o surgimento de distúrbios:

  • Jornada de trabalho excessiva 

  • Horas extras não pagas 

  • Acidentes de trabalho 

  • Insegurança na execução das atividades

  • Exigências contraditórias

  • Assédio sexual ou psicológico

  • Violência física e verbal 

  • Tratamento injusto ou vantagens seletivas


As empresas também deverão oferecer programas de apoio e acompanhamento psicológico aos funcionários.


O que as empresas podem fazer para se preparar para a nova norma




Tradução: Falar é remédio


  • Avaliar o ambiente de trabalho: identificar possíveis riscos psicossociais, como assédio moral, sexual e discriminação.

  • Oferecer programas de apoio e acompanhamento psicológico: disponibilizar recursos para que os funcionários possam buscar ajuda quando necessário.

  • Promover uma cultura de saúde mental: conscientizar os funcionários sobre a importância da saúde mental e incentivar o diálogo sobre o tema.


A importância da saúde mental no trabalho


A saúde mental é fundamental para o bem-estar dos trabalhadores e para a produtividade das empresas. Um ambiente de trabalho saudável pode ajudar a prevenir o adoecimento mental, reduzir o absenteísmo, melhorar a reputação da marca e da empresa e principalmente aumentar a qualidade de vida dos funcionários.


Como buscar ajuda


Se você está sofrendo com problemas de saúde mental, procure ajuda de um profissional qualificado, como psicólogos. Existem diversos serviços disponíveis, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o SUS (Sistema Único de Saúde).


Fontes:

Saúde mental no trabalho

Comments


Responderemos em breve, caso precise falar com mais urgência entre em contato via Whatsapp. Até logo

©2021 por Pleenamente | São Paulo - SP

bottom of page